2018 promete. Itaipu já gerou mais, até agora, do que o ano do recorde histórico

Itaipu, num ângulo diferente, pela lente do fotógrafo Alexandre Marchetti.

Não tem pra ninguém, nem pros chineses donos da maior usina hidrelétrica do mundo! Itaipu, mesmo menor em capacidade instalada, dá banho em produção.

Este ano, até hoje, Itaipu já produziu 3% a mais do que em 2016. E 2016 foi simplesmente o ano em que Itaipu atingiu uma marca histórica inédita no mundo – passou os 100 milhões de megawatts-hora (MWh). Chegou exatamente a 103.098.366 MWh.

A capacidade instalada de Itaipu é alta (14 mil MW), mas muito inferior à de Três Gargantas (22.400 MW). Mesmo assim, Itaipu supera facilmente a produção da usina chinesa, graças à generosidade do Rio Paraná, que permite gerar bastante praticamente o ano inteiro.

Até hoje, só em 2014 Três Gargantas gerou mais do que Itaipu. Mesmo assim, porque o Brasil enfrentou um período de muita seca, o que obrigou a reduzir a produção em Itaipu para não rebaixar demais os reservatórios existentes a montante (acima) da hidrelétrica binacional.

Pode ser que 2018 seja o ano de um novo recorde histórico, embora seja muito cedo pra garantir. Tem sete meses e meio pela frente e tudo pode acontecer. Mas, até aqui, Itaipu está mais uma vez provando o que vale.

Sair da versão mobile