40 anos depois, técnico que “ligou” Itaipu retorna à usina

José Pereira do Nascimento foi o técnico responsável pelo comissionamento, o início da operação comercial da usina, em 5 de maio de 1984

Foto do momento em que José Pereira do Nascimento (ao telefone) está acionando a primeira unidade geradora da Itaipu, na presença do então diretor-geral brasileiro Costa Cavalcanti (de óculos e camisa branca, sem capacete) e do diretor-geral paraguaio na época, Enzo de Bernardi (de crachá vermelho e segurando o capacete) Foto: IB/Arquivo

Nessa quarta-feira (7), o técnico aposentado José Pereira do Nascimento teve um dia de celebridade ao transitar pela área industrial da Itaipu. Ele é uma espécie de “lenda” entre os profissionais da empresa.

Foi ele quem acionou a primeira máquina da usina, a Unidade 01, em 5 de maio de 1984, na presença do então diretor-geral da Itaipu, que também era ministro das Minas e Energia, Costa Cavalcanti (o um dos principais responsáveis pela construção da Itaipu) e do diretor-geral paraguaio na época, Enzo de Bernardi

Maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, com quase 3 bilhões de megawatts gerados desde a entrada em operação executada por Nascimento, Itaipu completa 40 anos de produção de energia neste ano.

Para marcar a data e o cinquentenário da empresa, que também será em maio de 2024, a Divisão de Imagem Institucional da Itaipu está coordenando a produção de um documentário.

“Já vim à Itaipu outras vezes, mas retornar para dar esse relato é especial e emocionante”, disse Nascimento, mineiro egresso da usina de Furnas e que ainda hoje reside em Foz do Iguaçu. “Para mim, foi ainda mais emocionante o primeiro giro da máquina, que ocorreu quatro meses antes. Mas, a empresa comemora mesmo o comissionamento, a entrada em operação”, completou.

O gerente do departamento de Operação do Sistema, Paulo Zanelli Junior, que acompanhou as filmagens e depoimentos de Nascimento, dá uma ideia do feito. Mesmo com a experiência que muitos técnicos trouxeram de Furnas, Itaipu era um projeto inteiramente novo, com novas tecnologias em geração hidrelétrica e dimensões nunca vistas antes.

Nascimento (de capacete na mão) visitou a usina ontem (07). Foto Romeu Bruns/IB

 

Sair da versão mobile