70% da obra de construção da Ponte da Integração está concluída

Veja o que foi feito no mês de setembro

Obra 70% concluída. Foto: DER-PR

As informações são do  boletim do DER-PR, responsável pela obra, divulgadas nesta sexta-feira (24). A ponte sobre o Rio Paraná deverá ligar Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai.

O investimento, segundo o DER-PR, é de aproximadamente R$ 162 milhões, bancados pela Itaipu Binacional, e 70% da obra está concluída.

Lado brasileiro
Em setembro, ocorreu o posicionamento da Aduela Metálica 6.02 no vão central da ponte, correspondendo à 3ª de um total de 37 aduelas. Essa movimentação aconteceu através de um conjunto de treliças denominado “dispositivo de lançamento”, projetado e construído exclusivamente para posicionar as aduelas metálicas no vão central. Ainda neste mês, sucedeu-se a pré-montagem de mais duas aduelas metálicas, no canteiro de obras, bem como a finalização da instalação dos tubos fôrma no mastro principal brasileiro, que até o final do mês deve atingir 188 metros de altura, da fundação ao topo da torre.

Ladro paraguaio
Em lado paraguaio ocorreu o tensionamento dos estais verticais engastados na 1ª laje do tabuleiro da ponte. No mastro principal, as execuções da Câmara de Estais tiveram um avanço significativo, com o início do posicionamento das fôrmas metálicas internas perdidas e a concretagem de parte das paredes da estrutura, que ao final do mês deve atingir cerca de 163 metros de altura, da fundação ao topo da torre. Ainda no decorrente mês, foram iniciadas as pré-montagens de duas aduelas metálicas no canteiro de obras paraguaio.

 

Sair da versão mobile