Ciudad del Este virou quase uma praça de guerra, nesta sexta (9), à noite. Várias pessoas ficaram feridas no confronto entre simpatizantes e opositores da prefeita Sandra McLeod Zacarías.
Houve ameaças de morte aos vereadores favoráveis à intervenção na prefeitura. A casa de um deles, Herminio Corvalán, foi atacada por encapuçados, que provocaram danos à moradia com pedradas e até coquetéis molotov, além de deixar o vereador e a família em estado de pânico.
Herminio conta que mora perto dos seguidores da prefeita, a maioria funcionários públicos, e não esperava que fosse ser alvo dos ataques. “Somos vizinhos, nos vemos todos os dias”, lamentou.
A prefeita Sandra McLeod, em sua conta oficial no Twitter, também denunciou que a casa da funcionária municipal Aida Molina foi atacada.
Enquanto isso, nas ruas, manifestantes favoráveis à prefeita se confrontaram com os que são contra, lançando pedras e rojões uns contra os outros.
A polícia interveio e conseguiu, depois de algum tempo, restabelecer a ordem e dispersar os manifestantes.
Várias pessoas ficaram feridas, inclusive o suboficial Luis Peralta, que foi levado ao Hospital de Traumas.
Corrupção
A intervenção está sendo pedida pela Câmara de Vereadores porque a prefeita incorreu em uma série de irregularidades em relação aos gastos públicos, incluindo contratações irregulares de empresas e não apresentação da comprovação dos gastos, entre muitas outras.
A análise do pedido de intervenção já tem data marcada, na Câmara dos Deputados: será no dia 27 de novembro.