O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), instituído e apoiado pela margem brasileira da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), dispõe de três novos tipos de aliados – todos não invasivos – para o tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um dos agravamentos em pessoas acometidas pela Covid-19.
São eles:
- o tomógrafo de impedância elétrica: ele permite que as equipes avaliem ininterruptamente a condição do pulmão com insuficiência respiratória. Isso é feito de forma não invasiva, à beira-leito, por meio de eletrodos instalados na parede torácica do paciente.
- a terapia nasal de alto fluxo: reúne oxigenoterapia, aquecimento e umidificação das vias aéreas. O equipamento, de uso não invasivo, busca melhorar a oxigenação e diminuir o dióxido de carbono, evitando a piora respiratória.
- e uma nova interface de ventilação não invasiva (VNI), conhecida como capacete Helmet: A estrutura, em formato cilíndrico, envolve a cabeça do paciente por completo. Ela é selada com um colar macio e hermético em torno do pescoço. O capacete é acoplado ao ventilador mecânico e auxilia na melhora da oxigenação e do desconforto respiratório.
O HMCC também tem utilizado a transfusão de plasma hiperimune para tratar pessoas em estado avançado da doença, opção que dá um reforço ao sistema imunológico do doente.
Com informações das assessorias de Comunicação do HMCC e da Itaipu