Nesta quinta-feira (1º), em sua tradicional transmissão ao vivo pela internet, o presidente Jair Bolsonaro disse que está para se encontrar com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, para debater a possível reabertura da Ponte da Amizade, na fronteira entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad Del Este, no país vizinho.
Ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o presidente também voltou a comentar sobre as obras estruturantes financiadas pela Itaipu na região, sob a administração do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna.
“Já sei qual é o assunto e de minha parte está ‘safo’. Nós vamos reabrir a Ponte da Amizade”, disse o presidente, referindo-se ao pedido de reunião com o presidente paraguaio, para em seguida perguntar ao ministro “o que mais está acontecendo na região”.
“Segunda ponte de Foz [Ponte da Integração Brasil – Paraguai] está 40% executada, fora a ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu”, disse o ministro. “Foz do Iguaçu está bombando: 40% da obra executada, eles estão trabalhando em três turnos, é uma obra bonita de ver. Vale a pena”, concluiu Freitas.
Bolsonaro disse que, em breve, pode voltar a se encontrar pessoalmente com o presidente Marito e incluir no roteiro uma visita ao canteiro de obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que está sendo construída na fronteira, conectando as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco.
“Vamos dar uma chegada lá?”, perguntou Bolsonaro ao ministro Freitas. “Quem sabe neste dia [da reunião com o presidente paraguaio] a gente vá na Ponte da Amizade para depois ir na outra ponte”, ressaltou o presidente.
Fonte: IB