No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2019 e cujo resultado foi publicado em outubro deste ano, foram avaliados quatro cursos da Universidade, dos quais três deles obtiveram conceito 4 (numa escala crescente de valores de 1 a 5): Engenharia Química, Engenharia Civil de Infraestrutura e Medicina.
O curso de Arquitetura e Urbanismo obteve conceito 3.
Já no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o curso de Medicina e o de Engenharia Civil de Infraestrutura obtiveram nota máxima, 5. E os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Química ficaram com nota 4.
O IDD busca mensurar o valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso de graduação, ou seja, sua contribuição para o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos dos estudantes. Esse indicador considera os desempenhos nas provas do Enade e também do Enem.
O Conceito Enade (CE), por sua vez, é um indicador calculado com base no desempenho dos discentes concluintes dos cursos de graduação na prova do Enade – que contém componentes de conhecimento específico e de formação geral.
Com informações da UNILA