Carência de Lideranças
*Por Carlos Galetti
Domingo próximo será as eleições, sufrágio que decidirá às Câmaras Municipais e o Executivo desses níveis. Aqui em Foz, temos nove candidatos a Prefeito e inúmeros a Vereador.
Poderia ser como outras cidades, em que as lideranças da cidade decidem quem e quantos serão. Mas, aí está o xis da questão, aqui faltam as lideranças, quem manda, quem decide, quem até impõe.
Que tal se fossem três candidatos a vereador por vaga, isso daria menos que 50 (cinquenta) candidatos a edis. Para Prefeito, três candidatos seriam bem mais fáceis de escolher.
Isso é conseguido em pequenos municípios do Paraná, do porte de Cascavel ou Marechal Cândido Rondon. Lá temos as ditas lideranças, a vontade dos líderes prevalece e todos ganham. São Municípios com representatividade estaduais e federais.
Me arvoro em opinar, posto que não sou mais forasteiro, faço parte dessa terra, pertenço a este chão, aqui estão meus interesses.
Ainda estamos engatinhando em termos de cidadania, somos individualistas, conjugamos o verbo na primeira pessoa.
Precisamos nos voltar para os interesses coletivos, somando a isso a disposição de construirmos uma cidade progressista e NOSSA.
Domingo está chegando, temos uma grande responsabilidade em nossas mãos, que exerçamos o direito do voto com acerto e dignidade.
Não esqueçamos as máscaras, os documentos, as canetas, mas, principalmente, o desejo de ajudar o nosso lugar, escolhendo as pessoas certas, que nós acreditamos.
Que o nosso Brasil amado festeje com requinte os ares da Democracia. Que a música de fundo seja o Hino Nacional e o pano cívico seja a nossa querida Bandeira.
Não somos povos diferentes, somos sim, raças diferentes, mas unidos num só ideal, o da Ordem e do Progresso. Somos brasileiros caminhando no sentido do engrandecimento dos nossos lugares, do melhor para os nossos Municípios.
Ao longe já soam os tambores da Democracia, que mais uma vez será posta à prova, demonstrando, de forma inequívoca, a nossa grandeza cívica.
*Carlos A. M. Galetti é coronel da reserva do Exército, foi comandante do 34o Batalhão de Infantaria Motorizado. Atualmente é empresário no ramo de segurança, sendo sócio proprietário do Grupo Iguasseg.
Vivendo em Foz já há mais de 20 anos, veio do Rio de Janeiro, sua terra natal, no ano de 1999, para assumir o comando do batalhão.