Pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em Aquicultura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza um estudo inédito sobre uma nova variedade de tilápia vinda da Flórida (EUA), para ser criada no Brasil.
O trabalho foi apresentado na quinta edição do Aquaimprove, em Portugal, evento organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Ciimar).
A tilápia vermelha tem grande aceitação por parte de consumidores do mundo todo por apresentar coloração avermelhada, mas ainda são poucas as informações sobre os aspectos relacionados à nutrição e alimentação do animal.
No Brasil, o peixe chegou em 2019, importado pela Piscicultura S3 de São Paulo e foi transferido para o curso de Zootecnia da universidade.
A UEPG foi a instituição brasileira escolhida para observar, entre dezembro de 2019 e março de 2020, aspectos fundamentais como o crescimento e microbioma da tilápia vermelha, além da condição da tilápia e desempenho produtivo em relação a outras espécies.
Os estudos foram desenvolvidos pelos professores de Zootecnia Wilson Massamitu Furuya e Valéria Rossetto Barriviera Furuya.
Com informações da AEN