O diretor de Vigilância Sanitária do Paraguai, Guillermo Sequera, disse neta terça-feira (15) que as evidências disponíveis indicam que uma das melhores medidas para prevenir a propagação do vírus é permanecer em locais abertos e ventilados com frequência.
A desinfecção é útil, mas entre desinfetar de vez em quando e ventilar uma sala, é muito mais importante ventilar, disse ele.
Sequera referiu-se à situação epidemiológica atual, onde as autoridades têm alertado para um aumento considerável de infecções, óbitos e ocupação de leitos de cuidados intensivos.
O diretor de Vigilância em Saúde reconheceu que existe um cansaço social, o que dificulta o controle da pandemia e a expectativa é que os altos números continuem nas próximas semanas.
Uso de máscara
Sequera também se referiu ao uso de máscaras e à lei apresentada pelo Executivo. Ele destacou que o ministério propõe a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em locais fechados.
Em locais abertos, a recomendação é o uso de máscaras faciais no caso de não conseguir manter uma distância de dois metros ou se houver eventos de aglomeração.
“Não é uma questão de usar o dia todo, mas de saber quando você vai se encontrar em um espaço cercado por muitas pessoas e depois usar as máscaras”, disse.
Com informações da Agência IP