Chegaram neste domingo, 24, ao Aeroporto de Foz do Iguaçu, 3,4 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, criada pela Universidade de Oxford e o laboratório indiano AstraZeneca.
A entrega foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, à 9ª Regional de Saúde, que abrange Foz do Iguaçu e outros oito municípios.
Foz ficara com 2.640 doses.
Na terça-feira (19) passada, Foz já havia recebido 3.193 vacinas criadas pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Portanto, o município já conta com 5.833 vacinas contra a Covid-19.
Em três dias de campanha, já foram vacinadas 1.196 pessoas em Foz, todas do grupo prioritário,
Diferença das vacinas
A diferença entre as vacinas CoronaVac e AstraZeneca, explicou Beto Preto, se dá em relação ao prazo de aplicação entre uma dose e outra, já que ambas preveem duas imunizações.
Enquanto a CoronaVac necessita de três semanas, a vacina de Oxford pede espaço de quatro meses. Assim, o primeiro lote, formado pelo imunizante da Sinovac, foi dividido em duas partes iguais, garantindo as duas doses para quem for receber.
Plano de vacinação
Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde:
- Na primeira etapa da vacinação serão imunizados profissionais da saúde que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, pessoas com deficiência severa e trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus.
- Na sequência, o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente, até aqueles que têm idade variando entre 60 e 64 anos.
- Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.
Com informações da PMFI e AEN