No dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia do Papiloscopista.
Mas você sabe o que faz um papiloscopista?
O papiloscopista é o profissional de Segurança Pública especializado em individualização humana, por meio das impressões digitais, produzidas pelas papilas dérmicas – desenhos que são únicos em cada indivíduo, presentes nas palmas da mão e na sola dos pés.
No Paraná, esses profissionais são policiais civis que desempenham suas funções no Instituto de Identificação do Estado do Paraná.
Ser papiloscopista é atribuir cidadania, já que cabe a eles tirar a carteira de identidade, por meio da qual a pessoa assegura seus direitos e garante sua cidadania.
São eles que vão aos locais de crime em busca de fragmentos de impressões, com a finalidade de apontar e confirmar suspeitos e, ainda, são também eles que fazem a identificação necropapiloscópica – como ocorrido recentemente no trágico acidente com o ônibus com 54 passageiros, 19 óbitos, na BR 376, região de Guaratuba/PR.
Nesse acidente, os papiloscopistas da Polícia Civil identificaram e liberaram os corpos envolvidos na tragédia de maneira célere e segura, de modo a garantir a dignidade das vítimas e para diminuir o sofrimento das famílias enlutadas.
Portanto, parabéns a todos vocês!