A Diretoria de Defesa do Consumidor, da Prefeitura Municipal de Ciudad del Este, fechou esta semana a loja “Le Electrónicos”, localizada no shopping “Mina India”, sob a acusação de extorquir dois turistas brasileiros.
De acordo com a acusação, os brasileiros pagaram uma quantia significativa em dinheiro pelos eletrônicos, não receberam os produtos e foram até expulsos da loja.
O diretor de Defesa do Consumidor, Richard González, explicou ao jornal La Clave que o “modus operandi” usado pelas pequenas lojas, para extorquir brasileiros, é pedir o pagamento antecipado do produto.
“Os vendedores dizem que vão trazer o produto do depósito, mas e eles não têm estoque, e o que fazem é comprar o produto em qualquer outro lugar e revender aos brasileiros”, disse ele.
Ou seja: essa revenda, geralmente, envolve produtos de baixa qualidade, ou até usados, bem diferentes do que foi mostrado pelos vendedores que, por sua vez, não devolvem o dinheiro pago antecipadamente.
A Polícia Nacional informou que, de outubro de 2020 a fevereiro deste ano, várias empresas localizadas no centro de Ciudad del Este foram interditadas por tentar extorquir turistas brasileiros.
Com informações do jornal La Clave