O mercado automotivo, um dos diversos setores fortemente afetados pela pandemia, apresenta um crescimento de 22,5% na taxa de faturamento, segundo dados do Estimador de Números de Negócios do Banco Central do Paraguai (BCP).
Esta variação positiva foi referendada pelo gerente de vendas da Chevrolet, Marcos Espínola, que afirma que a reativação na comercialização de 0km é notável no setor.
Espínola disse que, durante a pandemia, muitas vendas se deveram ao receio de utilizar os transportes públicos ou para enfrentar a situação de desemprego ou incerteza, entrando do ramo do transporte por aplicativo.
Já o presidente do Grupo Jardim, Didier Arias, destacou que os bons números vêm depois das fortes quedas sofridas no ano passado.
Ele afirmou que a procura de unidades 0km cresceu 47% a partir de junho, observando o dinamismo após o difícil primeiro semestre que o ano passado representou com a eclosão da pandemia.
Apesar do clima favorável, principalmente devido à imunização da população paraguaia, Espínola cita que a principal dificuldade do setor é a escassez de chips nas fabricantes globais, o que resulta em uma baixa produção de veículos que afeta o estoque de todos os países do mundo.
Com informações do jornal 5Días