Entre os dias 10 e 14 de setembro, será realizado em Foz do Iguaçu o XXII Congresso Internacional de Genética, no Hotel Bourbon, que reunirá grandes nomes da genética mundial, como a cientista Christiane Nüsslein-Volhard, laureada com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1995.
Segundo o site Edukavita, a bióloga alemã, Christiane Nüsslein-Volhard é conhecida por seu desenvolvimento embrionário de moscas da fruta. Sua contribuição lhe rendeu o prêmio Nobel de Fisiologia ou medicina, juntamente com os geneticistas americanos Eric Wieschaus e Edward B. Lewis.
No discurso de banquete Nobel realizada em 10 de dezembro de 1995, ela disse: “Nós três trabalharam no desenvolvimento de pequena e totalmente inofensiva mosca da fruta, Drosophila. Este animal tem sido extremamente cooperativo em nossas mãos – e revelou-nos alguns dos seus segredos mais íntimos e truques para o desenvolvimento de um único ovo unicelular a um ser vivo complexo de grande beleza e harmonia. … Nenhum de nós esperava que nosso trabalho seria tão bem sucedido ou que nossas descobertas já teriam relevância para a medicina.”
Em 1986, ela foi homenageada com o Prêmio Gottfried Wilhelm Leibniz a Deutsche Forschungsgemeinschaft, que é o top crédito concedido em pesquisas alemãs. Ela também ganhou o Albert Lasker Award de pesquisa médica básica em 1991. Desde 2001 ela foi membro da Ethikrat a Nationaler (Nacional Conselho de ética da Alemanha) para a avaliação ética dos novos desenvolvimentos nas ciências da vida e sua influência sobre o indivíduo e a sociedade.