A Ponte de Integração, que ligará as cidades de Presidente Franco (no Paraguai) e Foz do Iguaçu (no Brasil), sobre o Rio Paraná, está 90% concluída.
As aduelas que compõem o deck estão a apenas 41,10 metros da junção em sua seção central. No sábado passado, iniciou-se a colocação da última aduana (18) na Margem Esquerda (brasileira) da obra, enquanto no lado paraguaio faltam lançar duas dessas estruturas.
O engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação de ITAIPU, empresa que está pagando pela obra, disse que a união completa da megaestrutura ocorrerá antes do mês de setembro e a conclusão total da obra ocorrerá no último trimestre do ano.
As aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e concreto) que dão forma à via da ponte. A colocação destas estruturas iniciou-se em outubro de 2021. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro (unirá as duas extremidades).
Cada peça, pré-fabricada no canteiro de obras, tem peso de 95 toneladas e tamanho de 11,90 metros de comprimento e 19,90 de largura. A aduela de junção terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Elas são integradas à superestrutura da ponte por meio de soldas especiais e apoiadas pelos cabos de sustentação.
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Com informações da IB/lado paraguaio