Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, no Paraguai, informou que a Black Friday 2022, realizada entre 11 e 15 de novembro, mobilizou cerca de 175.000 pessoas, entre nacionais e estrangeiros, e gerou uma renda de mais de US$ 260 milhões, superando a edição de 2021 em 30%.
A “Pesquisa Especial da Atividade Turística – Black Friday 2022”, realizada por ocasião do evento pelo Observatório do Turismo da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), com o objetivo de conhecer o perfil dos visitantes e compradores da cidade, bem como a sua atividade comercial, revelaram os seguintes dados de interesse:
- 65,9% dos entrevistados tinham entre 21 e 50 anos;
- 27,7% dos entrevistados afirmaram ser empregados privados, 20,5% autônomos e 15,5% empregados ou funcionários públicos, entre as ocupações mais citadas;
- 84,1% dos entrevistados não residiam no Paraguai;
- 81,8% dos entrevistados residiam no Brasil, 14,5% no Paraguai e os 3,6% restantes na Argentina;
- Foi detectada a presença de visitantes de 74 cidades do Paraguai, Argentina e principalmente do Brasil, inclusive de cidades muito remotas como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras;
- Os 2 principais motivos de visita à cidade foram compras (65,0%) e lazer/lazer/férias/turismo em geral (27,3%);
- Os principais itens adquiridos foram: perfumaria/cosmética/beleza; tecnologia; artigos de vestuário/moda; alimentos/bebidas e eletrodomésticos; entre outros.
O setor hoteleiro de Ciudad del Este se beneficiou do boom do turismo de compras, dados da Associação de Hotéis do Alto Paraná (Ashotel) mostram níveis de ocupação entre 85 e 90% nos hotéis do centro da cidade, localizados na área de influência direta da Black Friday e níveis de ocupação de 45 e 70% em estabelecimentos localizados na periferia da cidade.
Com informações da Agência IP