Uma informação chamou a atenção na reunião interinstitucional realizada quinta-feira (09), em Ciudad del Este, no Paraguai, para discutir o exponencial aumento das sucessivas denúncias de fraudes, golpes, e até sequestros, em compristas, principalmente brasileiros, em diferentes estabelecimentos comerciais cidade
O procurador Edgar Torales, encarregado de investigar esses golpes, afirmou que atendeu 145 denúncias, das quais, 97%, tiveram resultado positivo para o reclamante, porque o valor pago foi devolvido ou o produto foi trocado.
A reunião envolveu representantes do Município de Ciudad del Este, a Polícia Turística, o Ministério Público, a Senatur, a Patrulla Caminera e do próprio setor empresarial e comercial.
Devido ao aumento do número de queixas, os integrantes da reunião concordaram em intensificar ações e medidas para evitar essas ações.
Entre essas medidas, estaria a retirada das ruas os falsos guias, que se encarregam de encaminhar os compradores aos locais onde os turistas são enganados ou roubados.
Opinião
O que é quase impossível, pois, segundo a imprensa paraguaia, os próprios policiais encarregados de coibir esses crimes estariam envolvidos nesses golpes.
Com informações do ADN