Por Cris Loose, especial para o Não Viu?
A diretora do Procon de Foz do Iguaçu, Claudinéia Pliacekos, disse na segunda-feira (15), em entrevista para a Itaipu FM, que 70% das reclamações registradas pela instituição na cidade, estão relacionadas com os empréstimos consignados.
Outro problema são os contratos com fidelidade.
O golpe – Ela explicou que as correspondentes entram em contato com os clientes por telefone, informando sobre um crédito do governo ou uma correção de juros, por exemplo, e pedindo o comparecimento dos consumidores na sede da empresa para “formalizar o processo”. Só que, quando as pessoas chegam às empresas, acabam fazendo um empréstimo consignado sem ter ideia do que estava escrito no contrato que assinaram.
“A pessoa não vai até lá para fazer um consignado. Ela é enganada e não podemos culpar o consumidor por isso. Os idosos, os pobres, os analfabetos precisam de apoio pois estão sendo roubados por meio desses empréstimos consignados e muitos deles deixam de receber o dinheiro que mantem a família. Isso é um absurdo pois não tem negócio mais rentável do que descontar direto na aposentadoria do cidadão.”
Claudinéia disse também que é importante que os filhos, os netos, que familiares ajudem as pessoas mais velhas já que muitas não têm conhecimento dos próprios direitos.
Fidelidade – A diretora do Procon também alertou para contratos de fidelidade de 24 meses. “Não existe contrato de fidelidade de 24 meses para pessoa física. Jamais! Isso é ilegal. O cliente pode até assinar um contrato de 12 meses, mas se o serviço não for prestado corretamente, o contrato pode ser extinto sem o pagamento de multa”, lembrou.
Claudinéia também explicou que o contrato de 24 meses pode ser oferecido para pessoa jurídica, porém é preciso atenção já que no caso de querer cancelar o mesmo, a multa equivale ao restante do contrato. “O mais saudável para o consumidor é o contrato de 12 meses”, afirmou.
Reclamações – Além da fiscalização feita pelo órgão de defesa do consumidor é importante que os cidadãos que se sentirem lesados procurem o Procon.
Os moradores de Foz podem registrar as reclamações diretamente no link https://efoz.pmfi.pr.gov.br/servico-169 no site da Prefeitura Municipal. O reclamante precisa anexar a nota fiscal e os documentos que ele tiver em mãos já que, na área administrativa, quem apresenta a prova é o consumidor. O Procon recebe a reclamação e já notifica o fornecedor que tem um prazo para apresentar uma resposta para o problema.
O telefone do Procon é o (45) 2105-8700 e o whatsapp é o (45) 99820-0235. A sede fica na Avenida Brasil, 1172, no centro de Foz.
Outro caminho para registrar uma reclamação é o site consumidor.gov.br, do Governo Federal.
Reuniões – Para falar de relações de consumo aos moradores de Foz, o Procon vem organizando reuniões em vários pontos da cidade. O próximo encontro, aberto à população, será realizado hoje (17), às 15h, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no Portal da Foz.