Um dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, como o próprio nome demonstra, Itaipulândia tem na devoção à Nossa Senhora Aparecida um motivo de orgulho.
A cidade conta com a maior estátua do Sul do País dedicada à padroeira do Brasil, um monumento de 26 metros de altura localizado no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude. É nesse local que fiéis das cidades do entorno, mas também de outros estados brasileiros e de outros países, reúnem-se com frequência para pedir ou agradecer pelas graças alcançadas.
No dia 11 de outubro, os romeiros começam a peregrinação que partem em procissão das cidades vizinhas – a pé, de bicicleta ou a cavalo – rumo a Itaipulândia.
Entre a véspera e o Dia da Padroeira, aproximadamente 50 mil pessoas devem visitar o monumento. Se contabilizar também os dias da novena e os dias seguintes ao feriado, a expectativa é que até 70 mil fiéis participem das festividades.
O monumento a Nossa Senhora Aparecida, inaugurado no ano 2000, em celebração aos 500 anos do Brasil, faz parte da rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé, lançado em 2018 pela Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur) e pela Itaipu Binacional.
O projeto busca estruturar roteiros turísticos na região para potencializar as atividades e o comércio local.
Com cerca de 70 quilômetros de extensão, a Rota da Fé inicia no monumento do Cristo Esplendor, em Santa Helena, passa pelo monumento de São Pedro, em Missal, e termina em Itaipulândia.
Com informações da AEN