Na terça-feira, 17 de outubro, começaram os trabalhos de içamento e montagem das primeiras vigas longitudinais pré-fabricadas que farão parte da superestrutura do viaduto de acesso da futura Ponte Bioceânica, no lado paraguaio da obra.
A ponte é uma das principais obras do Corredor Bioceânico que dará acesso para o Brasil chegar ao oceano Pacífico.
Até o momento, 40 dessas peças já estão na área onde está sendo construído o empreendimento, com financiamento da margem paraguaia da Itaipu Binacional.
Do total de 176 vigas pré-fabricadas que deverão ser fornecidas para a futura ponte, 49 unidades já foram concluídas na planta localizada na cidade de Capiatá (departamento Central), pertencente à empresa Pretec, empresa paraguaia subcontratada do consórcio PYBRA , responsável pela construção desta nova ligação rodoviária com o Brasil.
Da fábrica Capiatá, as peças partem para o canteiro de obras e, após dois dias e 700 quilômetros de travessia, são armazenadas no local para posterior montagem. O transporte de cada elemento estrutural é realizado por seis caminhões (carregando uma viga cada). As peças são feitas de concreto protendido, com 30 metros de comprimento e peso de 30 mil quilos.
Para o levantamento das vigas foram utilizados guindastes, com capacidade de 100 e 150 toneladas, que procederam ao seu levantamento e colocação na sua posição final nas vergas dos viadutos de acesso.
Com informações da IB do Paraguai