Moradores do bairro General Pablo Rojas, que é uma área bem populosa e próxima à Rodovia Internacional e ao centro de Ciudad del Este – e de shoppings bem conhecidos – denunciaram o descarte de pneus em um terreno da prefeitura do município. Parte dos cerca de dois mil pneus está coberta com lonas, mas há muito pneus acumulando água.
O advogado Carlos Aponte disse que já denunciou o problema ao Senepa, órgão ligado ao Ministério da Saúde e Bem-estar Social. Ainda ontem (24), servidores da prefeitura estiveram no local e cobriram a maior parte dos pneus. Hoje (25) cedo, o pessoal do Senepa passou veneno na área onde os pneus continuam armazenados.
“Corremos risco de epidemia de dengue e vermos isso não faz sentido. Esse material tem de ser recolhido e deve ter uma destinação correta. Não me parece que passar veneno naquela área seja o bastante”, disse Aponte.
O advogado ainda disse que os pneus precisam ser recolhidos porque o vento forte tira as lonas do lugar, deixando tudo descoberto.
De acordo com o Última Hora, os pneus foram depositados no local depois de uma campanha de arrecadação que tinha como objetivo evitar que as pessoas continuassem descartando os pneus em qualquer lugar.
A Câmara Municipal informou que os pneus usados seriam triturados por uma empresa do ramo, mas não soube dizer qual é a situação atual e qual a razão pela qual os pneus ainda estão lá.
Ciudad del Este e Presidente Franco apresentam índice de infestação larval superior a 10%, por isso a Décima Região de Saúde alertou a comunidade sobre a situação, convocando a limpeza dos quintais de possíveis criadouros do mosquito.
Cris Loose com informações do Última Hora