Entre os presentes que o presidente do Paraguai, Santiago Peña, deu ao Papa Francisco, na audiência desta segunda-feira (27), está o Poncho Para’i de 60 listras, uma peça artesanal que o Paraguai postula para integrar a lista do patrimônio cultural imaterial de UNESCO.
“Em nome do Povo Paraguaio, e em homenagem aos Mestres Artesãos da heroica cidade de Piribebuy, presenteei o Santo Padre com um Poncho Para’í de sessenta listras. Aguardamos ansiosamente a sua inclusão pela UNESCO na lista de salvaguarda urgente do património cultural imaterial da humanidade! “Viva a nossa Cultura e Identidade!”, disse o Presidente Peña, referindo-se ao presente..
A confecção da peça artesanal, declarada patrimônio cultural imaterial nacional do Paraguai em 2005, é feita inteiramente em tear de tiras e exige um trabalho minucioso. Pelo trabalho e tempo de dedicação que exige, a sua elaboração foi considerada em perigo de extinção.
Para a preservação de sua técnica tradicional, o governo paraguaio, por meio do Instituto Paraguaio de Artesanato (IPA), promoveu a criação de uma escola-oficina do poncho na cidade de Piribebuy, onde são ministrados cursos de capacitação na técnica de produção.