Encontra-se em tramitação na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu um projeto de autoria da administração do prefeito Chico Brasileiro com a finalidade de obter recursos financeiros para construir o chamado Centro Cívico, que reunirá todas as repartições da prefeitura e a sede da câmara em um mesmo espaço.
Segundo o projeto, na prática, o dinheiro para bancar essas obras, entre outras, viria do leilão de 103 imóveis de propriedade do município, muitos deles constantemente tomados pelo matagal e servindo de depósito de lixo
O acervo patrimonial do Município, conforme último inventário realizado em 2020 e atualizado mensalmente, tem catalogados 2.322 imóveis.
Os 103 imóveis, que representam menos de 5% do acervo patrimonial imobiliário do Município, somam uma superfície total de 673.335,69 metros quadrados.
Em valores, considerando a avaliação mercadológica, com base nos critérios da portaria 548 da Secretaria do Tesouro Nacional, a estimativa é de um total de R$ 89,9 milhões, no caso hipotético de vender todos estes imóveis.
Como o critério previsto no projeto será de valor de mercado no ato do leilão, da permuta ou da conversão de área em obras ou infraestruturas, os valores arrecadados serão maiores.
Com informações da CMFI