O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) é a primeira instituição de Foz do Iguaçu (PR) e região a adquirir um novo acelerador linear de partículas, chamado Modulação da Intensidade – Arcoterapia Volumétrica Modulada (IMRT-VMAT), com a técnica mais precisa de localização diária, o IGRT, ou radioterapia guiada por imagem.
O novo acelerador usa uma técnica que adequa a dose da radiação em diferentes partes do tumor. “Isso permite uma distribuição mais homogênea da dose de radiação, aumentando a eficácia do tratamento e reduzindo os efeitos colaterais”, explicou o físico-médico Rodrigo Vieira Barreto.
Segundo o médico radioterapeuta Victor Emmanuel da Silva, o acelerador linear é fundamental no combate ao câncer, permitindo a administração precisa de radiação para destruir células cancerígenas.
“Com este equipamento, que está no nível do que há de melhor no Brasil, os pacientes não precisam mais ir para outros centros se submeter ao atendimento diário”, frisou Victor Emmanuel da Silva
Para entregar um tratamento cada vez mais eficiente aos pacientes oncológicos, a Itaipu Binacional, instituidora da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC, investiu cerca de US$ 1,2 milhão (estimado em R$ 5 milhões) na compra do novo equipamento.
Os pacientes Marly Lopes, em tratamento contra um câncer de mama, e Juan Gimenez, tratando câncer de próstata, foram os primeiros pacientes a utilizarem o novo equipamento.
No HMCC, o dispositivo auxiliará nos tratamentos de oncologia por radioterapia, com mais precisão, eficácia e segurança. Hoje o HMCC atende cerca de 500 pacientes em radioterapia, de toda a 9ª Regional de Saúde do Paraná — Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
Com informações da assessoria do HMCC