Entra verão, sai verão, desde que o Chico Brasileiro assumiu a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Prainha de Três Lagoas, que dá acesso à população ao Lago de Itaipu, é motivo constante de reclamações dos moradores do município, pelo desleixo (para dizer o mínimo) com que é tratada.
A exemplo do que em ocorrendo anualmente nesta época do ano, a estrutura da Prainha de Três Lagoas está bem comprometida, segundo informa a Rádio Cultura nesta terça-feira (12), embora a temporada de verão esteja prevista para começar no próximo dia 15 nas praias da Costa Oeste,
Moradores que foram até o terminal, no último fim de semana, registraram o mato alto e o aspecto de abandono na área.
Vale ressaltar que, em novembro de 2022, a prefeitura fez uma licitação às pressas, para permitir a reabertura da Prainha de Três Lagoas, e gastou R$ 462 mil (veja aqui). Agora, com a estrutura já comprometida, vai ter de gastar outra bolada para manter o terminal turístico (?) funcionando.
Em entrevista para o Jornal da Cultura, o Secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sapia, disse que ainda não tem uma empresa habilitada para assumir o período de verão e providenciar a limpeza e a reposição da areia.
“Toda vez que o Lago de Itaipu sobe a areia é levada. Tem sido uma despesa alta, mas o município vai providenciar”, argumenta.
O secretario disse ainda, que o problema maior é a segurança para quem frequenta o local. “Como ainda não tem uma equipe trabalhando, disponível naquele espaço, essa é a preocupação maior. Apesar de estar com cadeados nas grades, tem a questão do vandalismo e banhistas invadindo aquela área”.