O Ministério da Saúde Pública do Paraguai anunciou ontem (05) que os médicos especialistas ganharão um salário base de 10 milhões de guaranis, “o que constitui um fato histórico que ocorrerá pela primeira vez no sistema de saúde do país”.
O valor equivale a cerca de R$ 7 mil, dependendo da cotação da moeda em relação ao real.
Segundo o ministério, isso permitirá reforçar a presença de profissionais de diferentes especialidades no interior do país.
“Pela primeira vez, todos os médicos especialistas ganharão o mesmo salário e, dessa forma, estaremos reduzindo as desigualdades salariais em todos os níveis”, anunciou a ministra da Saúde, María Teresa Barán, em coletiva de imprensa.
A ministra especificou que 360 médicos já vão receber este vencimento base em março e outros 300, que neste momento trabalham nas zonas rurais, em abril.
“A ideia é que possamos preencher diferentes pontos do país com médicos clínicos, ginecologistas-obstetras, médicos especializados em medicina familiar e em todas as especialidades em geral”, acrescentou.
Salário mínimo
A título de comparação, desde junho do ano passado, o salário mínimo no Paraguai foi reajustado em 5,1% e passou a ser de 2.680.373,00 guaranis, o equivalente a R$ 1.850, 00 (veja aqui).
Com informações da Agência IP