Por Cris Loose, especial para o Não Viu?
A cervejaria Trentina, localizada em Santa Rita, departamento de Alto Paraná, no Paraguai, perdeu três mil litros de cerveja artesanal nessa semana. O motivo seriam os repetidos cortes de energia que danificaram as máquinas de refrigeração.
O empresário Alexsandro Giordani, disse que no primeiro fim de semana desse mês foram registrados vários cortes de luz na região o que prejudicou o funcionamento dos controladores eletrônicos de temperatura dos tanques onde ficam as cervejas.
As cervejas passaram aquele fim de semana fermentando em uma temperatura mais elevada do que o necessário em dois dos sete tanques instalados na indústria.
“A cerveja fermenta a 12 graus, mas quando chegamos aqui a temperatura nos dois tanques era de quase 30 graus. Nas semanas seguintes tentamos fazer várias manobras pra tentar salvar as cervejas, mas infelizmente tivemos que descartar todo o produto nesta terça feira dia 26 de março”, explicou
O empresário estima um prejuízo de aproximadamente 49,5 milhões de Guaranis, o que equivale a cerca de R$ 31.000,00.
Além dos constantes cortes, outro problema é a variação na tensão da energia transmitida pela ANDE, o que acaba danificando os equipamentos. “A tensão fica variando entre 190, 220 e 260 e os equipamentos não funcionam direito, nem com gerador, que apesar de ser um ótimo backup pra conter a falta de energia elétrica, não resolve nada quando o problema é tensão fora de controle”, contou.
História – A Cervejaria Trentina foi fundada em novembro de 2018, em homenagem à Família Giordani, que emigrou em 1875 de Trento, na Itália, e a todos os imigrantes trentinos do Paraguai.
As cervejas artesanais produzidas em Santa Rita já receberam prêmios nacionais e internacionais. Se você ainda não teve a oportunidade de experimentar, não faz ideia do que está perdendo.