O centro comercial e via histórica de Foz do Iguaçu, a Avenida Brasil foi pauta da audiência pública realizada na noite de terça-feira, 23 de abril, em que se discutiu a revitalização e urbanização.
O debate, que lotou o plenário da Câmara de Vereadores, foi proposto pelo vereador Kalito Stoeckl, considerando a antiga reivindicação tanto por parte de empresários da região, como dos moradores da cidade e também pensado no viés turístico do município.
A audiência reuniu setores comerciais, universidades, Sebrae e integrantes de entidades que têm se debruçado em estudos, pesquisas e busca da captação de recursos para tirar do papel a revitalização da Avenida, que tem quase 900 comércios e pontos de prestação de serviços.
Dentre as questões apontadas estão:
- Soluções para estacionamento, segurança pública e limpeza recorrente;
- Novos atrativos;
- Funcionamento dos comércios em horário expandido e noturno, de forma a movimentar a avenida.
Um projeto desenvolvido por acadêmicos da UDC foi apresentado durante a audiência pública, o qual prioriza espaços para pedestres, com diversos atrativos e uma avenida totalmente remodelada.
Elisiana Kleinschmitt, professora e coordenadora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da UDC, destacou: “ no estudo da primeira Avenida de Foz, em demos valor à própria história. Os alunos fizeram levantamento histórico, teórico e depois a prática”.
Com informações da CMFI