No sábado (25), empregados brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional e seus familiares se reuniram no Parque da Piracema para comemorar o Dia Mundial da Migração de Peixes. A ação incluiu marcação e soltura de 300 peixes e provas de rafting no Canal de Águas Bravas.
Na ocasião, cerca de 300 peixes migratórios nativos do rio Paraná, jovens e adultos, foram marcados com rastreadores eletrônicos e marcas externas e depois soltos no Canal Itaipu. Foram soltos exemplares das espécies pacu (Piaractus mesopotamicus), curimbatá (Prochilodus lineatus), piracanjuba (Brycon orbignyanus) e jundiá (Rhamdia quelen).
Segundo o Não Viu? apurou, quem recapturar esses peixes marcados e comunicar a empresa poderá escolher os seguintes brindes como prêmio: capa de chuva (modelo motoqueiro), chapéu, camiseta de pesca com proteção UV, lanterna, bolsa térmica, puçá ou tábua de churrasco.
“A Itaipu já soltou 58 mil peixes marcados com diferentes tecnologias, entre marcas externas e eletrônicas, o que comprova que os peixes são capazes de se deslocar entre as barragens de Itaipu, Yacyretá e Porto Primavera, duas vizinhas e parceiras históricas do projeto”, lembra Caroline Henn, bióloga da Divisão de Reservatório da Itaipu e coordenadora da atividade.