O melhor doce tradicional da culinária da Argentina foi escolhido no último fim de semana, na cidade Avellaneda, durante o primeiro Campeonato Argentino de Alfajor. O evento reuniu mais de 350 produtores desse doce, que concorreram em 18 categorias, mas apenas um se destacou em todas elas.
Segundo o jornal El Clarín, o júri desse evento, formado por chefs, confeiteiros e provadores especializados deste produto, o alfajor que mais se destacou foi o da marca Romah, da empresa da cidade portenha de Chivilcoy, com seu produto feito com amêndoas mergulhadas em chocolate branco e recheadas com creme de pistache.
Ainda segundo o jornal, todos os produtos da marca Romah se caracterizam pelo recheio abundante: entre 40 e 50 gramas de doce de leite, creme de pistache ou marmelo, dependendo da variedade escolhida.
Embora esta empresa também tenha apresentado um alfajor clássico (feito com doce de leite e banhado em chocolate) que ganhou o ouro, o campeão acabou sendo o mais gourmet, mencionado acima.
“É um produto novo, desenvolvido em 20 ou 30 dias depois de fazer muitos testes. Queríamos apresentar algo muito diferente”, disse ao Clarín Gourmet Julián Bascaran, o empresário que, junto com sua esposa Micaela de los Ríos, fundou a empresa durante a pandemia de Covid-19.