A Polícia Caminera anunciou que os controles serão intensificados a partir desta segunda-feira, 1º de julho, em todo o país, a fim de garantir a segurança viária e, principalmente, controlar a autorização de veículos cujo prazo de renovação expirou na véspera.
As consequências do não cumprimento deste regulamento são graves.
De acordo com o artigo 106 da Lei de Trânsito e Segurança Viária 5.016/2.014, a multa por não porte, falta ou caducidade da autorização municipal equivale a G. 538.135 (equivalente a cerca de R$ 380,00).
Neste domingo, 30 de junho, expirou o prazo para renovação da autorização municipal de veículos na maioria dos municípios paraguaios.
Neste contexto, a Polícia Rodoviária confirmou que não será concedida qualquer prorrogação para cumprimento desta exigência, razão pela qual considera fundamental que todos os cidadãos tomem consciência da importância deste documento.
Um dos aspectos mais importantes a ter em conta é que a autorização municipal não está incluída no aplicativo Portal Paraguai, utilizado para armazenar digitalmente outros documentos como carteira de habilitação, carteira de identidade policial e green-card.
Por isso, é fundamental que os motoristas carreguem fisicamente esse documento em seus veículos.