Já se foram 11 anos desde que a agente universitária Márcia Correia de Souza, de 50 anos, começou a morar em uma casa na rua Corruíra, na Vila A. Na tarde desta sexta-feira (12), Márcia realizou, finalmente, o grande sonho: comprar o imóvel.
A assinatura da aquisição foi feita no Centro Executivo da Itaipu e reuniu representantes da Diretoria Administrativa da empresa e correspondentes da Caixa Econômica Federal, que vai financiar a compra.
Márcia foi a primeira de um grupo de 21 moradores e moradoras das residências cedidas em regime oneroso à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que participaram, no final de abril, do processo de oferta da Itaipu para a venda dessas casas diretamente aos ocupantes.
Outros dois moradores, servidores da Unioeste, também assinaram as compras das casas nesta sexta-feira (12).
A avaliação do imóvel – que segue a Norma Brasileira de Avaliação de Imóveis Urbanos – é realizada por empresa especializada e validada por uma Comissão de Avaliação. Nessa avaliação são definidos os valores mínimo, médio e máximo de mercado. Sobre o valor mínimo é aplicado um desconto para se chegar ao valor de liquidação forçada – quando há a intenção de venda rápida. A avaliação considera ainda apenas a planta original, sem benfeitorias ou reformas.
Moradores que não possuem outro imóvel em Foz do Iguaçu têm a oportunidade de adquirir com um desconto adicional de 25% sobre o valor mínimo com liquidez forçada.