A Receita Federal realizou uma operação de rotina na manhã desta quinta-feira (25) no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu, na BR 277. A ação teve início por volta das 5 horas. Entre os veículos, a equipe de fiscalização notou três ocupantes de uma van com placas de Santa Terezinha/SC, que demonstravam nervosismo.
Diante da suspeita, os servidores encaminharam o veículo para a Sede da Alfândega em Foz do Iguaçu para uma vistoria mais detalhada. Foi então que encontraram um fundo falso contendo aproximadamente 700 celulares, com valor estimado em R$ 500 mil.
Os três ocupantes foram detidos e levados à Polícia Federal, sendo presos em flagrante pelo crime de descaminho, que consiste na entrada ilegal de produtos estrangeiros sem o pagamento dos impostos devidos e sem passar pela fiscalização alfandegária.
A Receita Federal reitera o compromisso no combate ao contrabando, descaminho e outras práticas ilícitas, visando garantir a segurança fiscal e o cumprimento das leis comerciais. Operações como essa são fundamentais para proteger a economia nacional. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR