O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) informa, nesta terça-feira (20), que o Paraguai terá em breve a sua primeira travessia elevada para a travessia da vida selvagem.
A primeira estrutura deste tipo será instalada no Corredor Metropolitano Leste, cuja estrada está projetada para ter grande afluência de tráfego, devido à facilidade de atravessar a fronteira que a Ponte da Integração proporcionará.
O assunto foi amplamente discutido durante a jornada de intercâmbio técnico denominada “Planejamento, construção, manutenção e monitoramento de estruturas viárias para passagem de vida silvestre”, que contou com a participação de profissionais argentinos e paraguaios.
A diretora de Gestão Socioambiental do MOPC, Guadalupe Rivas, afirmou que o Paraguai já tem experiência em passagens subterrâneas de vida selvagem que permitem a circulação da vida selvagem e a segurança rodoviária em rotas construídas.
Mas sustentou que a importância do intercâmbio é aprender com as experiências internacionais sobre a infraestrutura de travessias elevadas com essa finalidade.
A Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai, está pronta há mais de um ano, mas ainda não foi aberta ao tráfego de veículos por falta dessas obras de acesso a ela, tanto no lado brasileiro como no lado paraguaio.