Duas cidades do Paraná, Curitiba e Maringá, aparecem entre as dez melhores no
divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Centro Brasileiro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria.Curitiba é a cidade paranaense mais bem colocada, em 7º no ranking das mais competitivas do País. Maringá aparece em 9º no País, com avanço de duas colocações e boa posição na dimensão Sociedade (crescimento de 44 posições).
As dez mais competitivas são Florianópolis, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Barueri, São Caetano do Sul, Curitiba, Campinas, Maringá e São Sebastião.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações) e três dimensões (economia, sociedade e instituições.
Foz do Iguaçu
Já Foz do Iguaçu está na vexatória 150ª colocação nestes quesitos acima, perdendo para as seguintes cidades do mesmo porte:
- Toledo (46ª colocação e a 2ª no ranking em acesso à saúde)
- Londrina (48ª colocação)
- Cascavel (68ª colocação)
- Ponta Grossa (87ª colocação)
Resumo da ópera: pelo jeito, o prefeito e os vereadores de Foz do Iguaçu eleitos no dia 6 de outubro vão ter muito trabalho para tirar a cidade deste buraco. Mas, claro, se tiverem vontade e competência.