O setor ovino paraguaio está passando por um boom sem precedentes. Segundo Luis Manuel Salinas, presidente da Associação Paraguaia de Criadores de Ovinos (APCO), a produção de ovinos quintuplicou no país.
Este crescimento deve-se em grande parte ao melhoramento genético, graças à implementação de tecnologias como a inseminação artificial e a transferência de embriões.
Salinas destacou ainda a diversificação da produção ovina, com a introdução de novas raças como a Frísia, orientada para a produção leiteira, o que permitiu aos produtores gerar novos rendimentos através da venda de leite e seus derivados.
“Embora a exportação de carne ovina ainda esteja numa fase inicial, a procura interna cresceu consideravelmente graças à crescente preferência dos consumidores por ela”, segundo o Salinas.
“Um marco importante para a produção ovina paraguaia tem sido a exportação de genética de qualidade para Inglaterra, África do Sul e países vizinhos como Argentina e Uruguai”, afirmou o presidente da APCO.
Com informações do Info Negócios