O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) informou ontem “que o rebocador da balsa de 52 metros de comprimento e 12 metros de largura, com capacidade para transportar 130 passageiros e 30 veículos, que ligará Puerto Irala, no Paraguai, a Puerto Libertad, em Misiones, na Argentina, já está navegando desde sexta-feira (1º) nas águas do Rio Paraná”.
A nova rota fluvial, criada pela Direção da Marinha Mercante e pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, deve facilitar o comércio entre os dois países, cujos produtos, até agora, são transportados por veículos que têm de passar pela Ponte da Amizade, localizada 50 quilômetros acima dela.
“Este projeto promove a unidade territorial entre o Paraguai e a Argentina e contribui para descomprimir a Ponte da Amizade, facilitando o trânsito entre os dois países. Além disso, promove o desenvolvimento turístico e económico da região, ao mesmo tempo que melhora o acesso aos serviços de saúde, criando oportunidades para o bem-estar do nosso povo”, afirmou o diretor da Marina Mercante, Patricio Ortega.
Integração fluvial
De acordo as autoridades do MOPC, a operação da balsa terá início em breve, porque já foi aprovada pela Subsecretaria de Portos e Hidrovias Navegáveis da Argentina.
Na última sexta-feira, ocorreu o lançamento do rebocador da balsa que será integrada à Marinha Mercante do Paraguai para fazer a travessia do Rio Paraná. A balsa encontra-se na fase final de construção.
“Assim que a balsa chegar a Puerto Libertad, na Argentina, os ajustes administrativos necessários serão feitos pelas autoridades públicas de ambos os países, em conformidade com a Lei nº 368/72, que regulamenta o Acordo de Travessia Transfronteiriça de Cargas e Passageiros entre o Paraguai e a Argentina”, segundo o governo do Paraguai.
“Este processo garantirá o cumprimento da regulamentação em vigor e permitirá que a nova rota fluvial seja totalmente integrada no sistema de transporte regional”, enfatizou o ministério.