A exportação de soja e seus derivados permitiu injetar cerca de 4 bilhões de dólares na economia paraguaia ao final da safra 2024, informou a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comerciantes de Cereais e Oleaginosas (Capeco).
Entre soja de colheita normal e safrinha, uma área de 3,65 milhões de hectares foi plantada no Paraguai este ano, atingindo uma produção de 11 milhões de toneladas na campanha 2023/2024, com base em uma produtividade média de 3.000 quilos por hectare.
Até novembro, foram exportadas 7,8 milhões de toneladas de soja para Argentina, Brasil e Rússia, que são seus principais destinos, disse a assessora de Comércio Exterior da Capeco, Sonia Tomassone.
Tomassone também enfatizou que, embora o Paraguai não tenha atualmente remessas significativas de grãos para a UE, tem participação indireta, uma vez que o óleo e os pellets da Argentina contêm soja paraguaia.
Milho e trigo
No período, o milho foi plantado em uma área de 750 mil hectares, com média de 4.450 kg/ha. Isso levou a uma produção total de 3.185.000 toneladas.
Por sua vez, o trigo foi plantado numa área de 370 mil hectares, com um rendimento de 2.880 kg/ha e uma produção total de 1,1 milhões de toneladas.