Em seu discurso de posse, nesta quarta (15), o novo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, prometeu que não será “complacente” com a impunidade e prometeu contribuir para “uma justiça verdadeiramente independente”.
Foi um discurso forte, que abordou praticamente todas as questões importantes para o Paraguai e seu povo.
Algumas frases:
Corrupção
“A impunidade é um câncer a vencer.”
Injustiça
“Por quanto tempo mais o nosso povo vai aguentar uma justiça implacável como aço com os humildes e complacente com os mais poderosos de nosso país?”
Sem complacência
“Eu não serei juiz de ninguém, mas se em meu governo alguém tiver má conduta, serei o primeiro a colaborar com a justiça. Não serei complacente.”
Contrabando
“Quanto dinheiro deixa de receber o Paraguai pelo flagelo do contrabando e da evasão? Cada vez que alguém escolhe o caminho da informalidade, o Estado deixa de receber os recursos para atender as necessidades de qualquer criança que chegue à sala de emergência de um hospital.”
Pobreza
“Vamos derrotar a pobreza com trabalho. E este crescimento deve traduzir-se em oportunidades para que nosso povo progrida e prospere. Sem cair em populismos, retóricas vazias nem em projetos demagógicos, mas com com esforço e trabalho.”
Transparência
“Utilizaremos a tecnologia para tornar transparente a burocracia e promover a eficiência.”
Investimentos
“Construamos entre todos um clima de negócios favorável para os atores da economia e que o Paraguai seja mais atraente como plataforma de investimentos.”
Educação
“60% da população é menor de 30 anos. Porém, 4 de cada 10 terminam o ciclo básico e um em cada cem conseguem terminar a universidade.”
“Este capital humano necessita de investimentos para ativar seu potencial.”
Trabalho
“O trabalho dignifica e afasta os jovens das ruas, dos roubos, das drogas, fortalece sua autoestima e os inclui no processo de desenvolvimento nacional.”
Saúde
“Iniciaremos a Reforma que nos permita avançar até um Sistema Único de Saúde com acesso e cobertura universal. O foco será a medicina preventiva, próxima do cidadão. Que ir a um hospital não se converta em um drama maior que a própria enfermidade.”
Senador
“Ao final do meu mandato serei, como diz a Constituição, senador vitalício da República do Paraguai, para, com o exemplo, mostrar que ninguém pode estar acima da República, da Constituição e de nossas leis, e que ninguém pode ser mais forte que o Paraguai.” (Aqui, uma alusão a seu antecessor, Horacio Cartes, que quis assumir como senado ativo).
Segurança
“A insegurança, o tráfico de drogas e o crime transnacional continuam sendo flagelos em nosso país e na região. Vamos trabalhar incansavelmente com os países aliados para combater com força o crime em todas as suas formas. Não é aceitável ue nossas fronteiras sigam sendo espaços para o florescimento de organizações criminosas. Este presidente não lhes dará trégua.”
Venezuela e Nicarágua
“Expressamos nossa solidariedade com os povos da Venezuela e da Nicarágua frente aos abusos do poder. Nossas vozes libertárias não se calarão. O Paraguai não vai manter-se indiferente ante o sofrimento de povos irmãos. É hora de deixar de lado a hipocrisia e levantar a voz contra as injustiças.”
Fonte: Frases retiradas de texto publicado no ABC Color