Pelo celular, a mensagem: “Possível evento meteorológico severo para o próximo período em sua localidade. Risco de vendaval\granizo. Tempestade próxima”.
Na televisão, a moça do tempo confirma: chuvarada prevista para o Oeste do Paraná. Muita chuva mesmo: entre 100 e 180 milímetros (coisa pra mês inteiro) nos próximos dias.
Na internet, o Instituto Nacional de Meteorologia detalha: “Variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia”.
Bem informados a gente está. Prevenção possível é evitar ficar debaixo de árvores, pra evitar raios e que um galho – no mínimo – caia sobre nossa cabeça. No mais, é torcer pra que os ventos venham brandos e os raios caiam longe, na mata, e nenhum dano causem.
Ah, sim, se você quiser receber a mensagem pelo celular sobre “eventos meteorológicos severos”, basta mandar mensagem para o número 40199 com o CEP de sua residência “ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem”, como informa a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Chuva até terça
O portal Terra traz mais informações sobre a previsão meteorológica pra Foz do Iguaçu. “A chuva desta sexta-feira, 3 de novembro, já pode cair forte, mas o volume de chuva no fim de semana deve ser bastante elevado. Algumas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores estão prevendo de 100 mm a 200 mm de chuva acumulados de 3 a 7 de novembro”, diz o Terra.
“Pode chover em cinco dias o equivalente à média de chuva normal para o mês de novembro que fica em torno de 150 mm . É muita chuva em pouco tempo e logo depois de um outubro extremamente chuvoso. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Foz do Iguaçu acumulou 465,0 mm durante os 31 dias de outubro, um pouco mais do que o dobro da média de chuva o mês que é de 220 mm.”