A passarela que leva até a Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu, na Argentina, foi reaberta para visitação hoje (16) pela manhã.
Depois de uma espera que começou em outubro do ano passado, quando a cheia do Iguaçu destruiu cerca de 90% da passarela, finalmente os turistas podem sentir a força da natureza mais de perto ainda.
A reabertura tinha sido programada para o sábado (13), mas na sexta-feira (12) a Administração de Parque, decidiu adiar a liberação da passarela, por causa do aumento da vazão do Rio Iguaçu. A previsão era que a vazão chegasse aos nove milhões de litros de água por segundo e a decisão foi tomada por medidas de segurança.
De acordo com a hidrologia da Copel, que monitora o rio, às 22h de domingo (14), a vazão do Iguaçu atingiu 8 milhões, 830 mil litros por segundo. Uma quantidade de água bem acima do considerado normal, que é de 1,5 milhão de litros passando por segundo pelas quedas.
Hoje (16), no começo da tarde, a vazão estava em 4 milhões, 570 mil litros de água por segundo e a previsão é que continue baixando.
Com informação do ParqueNacionales e da Copel