A família aumentou: nasce primeiro filhote de macaco-da-noite no Dreams Eco Park

Os macacos-da-noite formam uma família de pelo menos 13 espécies conhecidas, com distribuição pelas Américas do Sul e Central

Foto: divulgação

A família do Dreams Eco Park cresceu essa semana com o nascimento do primeiro filhote de macaco-da-noite-de-Azara.

O novo integrante da família está recebendo cuidados intensos dos pais e está sempre grudado nas costas da mãe sob os olhares da equipe da instituição.

Ele poderá mamar por até 12 meses. Aos dois anos será considerado adulto e pode medir 37 centímetros e pesar até 1,2 kg.

Filho de Nelson e Neide, o novo macaquinho ainda está sem nome porque a identificação do sexo somente será feita daqui a alguns meses. Segundo a equipe do Dreams Eco Park, fazer o procedimento para identificar o sexo agora pode provocar a rejeição do filhote pelos pais e o grupo.

“Estamos todos ansiosos para batizar o novo integrante da família que já contava com os pais e três filhotes. Agora, quatro”, disse o gerente institucional do Eco Park, Igor Morais.

De acordo com Morais, esta espécie é muito pouco conhecida. Ainda se desconhece o tamanho da sua população na natureza, mas biólogos alertam que existe a tendência de declínio devido à destruição do habitat.

No Brasil, o macaco-da-noite-de-Azara foi avistado em apenas uma área protegida: o Parque Natural Municipal das Piraputangas, em Corumbá (MS). As outras áreas de sua distribuição contam com pouca ou nenhuma proteção legal.

Moradia
A família de macacos-da-noite vive no Dreams Eco Park desde abril. Eles vieram do Mantenedouro Arca de Noé, em Morro Reuter, Rio Grande do Sul. Pais e filhotes em breve vão habitar junto com outros macacos a Floresta dos Primatas, em fase de construção.

Na Floresta, os visitantes poderão conhecer e observar os parentes mais próximos nas Américas, como bugios e macacos-barrigudos. Tudo em um ambiente inédito no Brasil.

Enxergam no escuro
Os macacos-da-noite formam uma família de pelo menos 13 espécies conhecidas, com distribuição pelas Américas do Sul e Central. O nome é dado porque são os únicos primatas antropoides com hábitos noturnos e grandes olhos para ajudar a captar a pouca luminosidade na floresta durante a noite. No entanto, tem dificuldade de enxergar no escuro.

Sua visão noturna é pouco melhor se comparada à humana e de outros primatas diurnos. Essa condição é uma evidência de que os macacos-da-noite adquiriram o hábito noturno muito recentemente em sua história evolutiva.

Ou seja, os macacos-da-noite evoluíram a partir de um primata que era ativo durante o dia. Outra característica de sua visão, diferente de outros primatas das Américas, é a incapacidade de distinguir cores. Sua visão é monocromática e enxergam apenas em preto-e-branco.

O macaco-da-noite-de-Azara está presente na Argentina, Bolívia, Paraguai e no Brasil, habitando o Pantanal nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O nome é uma homenagem ao engenheiro e naturalista Félix de Azara, que entre o final do século XVIII e início do século XIX explorou a região da Tríplice Fronteira a pedido do rei da Espanha.

O Eco Park
O Dreams Eco Park é um espaço que conta a relação do homem com os animais em Foz do Iguaçu. Dentro de uma área de mais de 30 mil metros quadrados tem uma fazendinha com várias espécies de animais, onde ocorre uma interação controlada, e um aviário com aves resgatadas de maus-tratos.

Há também uma arena onde ocorrem apresentações das aves de rapina e interações com o cavalo crioulo. Para os visitantes, ainda tem muito espaço para andar descalço, descansar, fazer um piquenique e se conectar com a natureza.

Para completar parquinhos e o Lago da Anta, onde é possível fazer passeios de pedalinho e conhecer as capivaras.

O Dreams Eco Park está localizado ao lado do Complexo Dreams Park Show, na rodovia das Cataratas. Funciona diariamente das 9h às 17h.

Sair da versão mobile