A partir desta sexta-feira (1º), já é possível comprar pinhão

O pinhão deve ser colhido de pinhas que já caíram, sinal mais garantido de sua maturação

Colheita do pinhão é liberada nesta sexta-feira desde que esteja maduro - Curitiba, 01/04/2022 Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

A colheita, venda, transporte e armazenamento do pinhão está liberado no Paraná, a partir desta sexta-feira, 1º de abril. Porém, a liberação pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, mantém a condição de que o pinhão esteja maduro para ser comercializado. O pinhão deve ser colhido de pinhas que já caíram, sinal mais garantido de sua maturação. Isso também evita que a população corra o risco de queda ao subir em uma araucária.

As normas e instruções de comercialização do pinhão são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná, ameaçada de extinção. “Quando o pinhão cai ao chão é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Com informações da AEN

Sair da versão mobile