A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) concedeu à empresa Starlink a licença para prestar o Serviço de Transmissão de Dados e Acesso à Internet no Paraguai. Esta medida faz parte da intenção do governo de conectar todas as regiões do Paraguai, incluindo as áreas mais remotas, com serviços de Internet de banda larga.
Foi o próprio presidente do Paraguai, Santiago Peña, quem deu a notícia, por meio da sua conta oficial na rede social X:
“Bem-vindo @Starlink de @ElonMusk ao Paraguai. Conectar todo o nosso território ao mundo digital é um passo fundamental para atingirmos os nossos objetivos de governo”, afirmou o presidente.
Ele acrescentou que “a conectividade à Internet é mais que tecnologia, é também inclusão e oportunidades para melhorar a qualidade de vida de todos os paraguaios, não importa onde estejam”.
A Starlink, empresa que surgiu como um projeto da SpaceX criado por Elon Musk, opera uma constelação de satélites em órbita não geoestacionária, com o objetivo de fornecer acesso à Internet de alta velocidade e cobertura global.
Atualmente, a rede SpaceX conta com mais de 3.000 satélites em operação, o que a torna uma solução viável para levar Internet a áreas remotas como o Chaco paraguaio, onde a conectividade é limitada ou inexistente. Os terminais de usuário fornecidos pela Starlink são compactos e fáceis de usar, o que facilitará sua adoção em comunidades que necessitam de acesso à Internet.
Com informações da Agência IP