ABNT lança normas internacional sobre educação em evento na UDC transmitido ao vivo para todo o Brasil

A norma ABNT ISO se aplica a mais de 180 países para assegurar uma qualidade e uma padronização

A solenidade oficial de lançamento das normas. Foto: UDC/Divulgação

O Presidente da ABNT Dr. Mario William Esper e o Diretor de Normalização da ABNT Sr. Nelson Al Assal Filho fizeram o lançamento oficial das Normas sobre Serviço de Educação e Aprendizagem da ABNT, elaboradas pela Comissão de Estudos Especiais e Serviços Educacionais e Aprendizagem da ABNT CEE-250. O evento foi transmitido ao vivo para todo o Brasil do Centro Universitário UDC em Foz do Iguaçu.

Em sua fala o presidente da ABNT Dr. Mário Willian Esper apresentou dados sobre os desafios encontrados pelo Brasil na área da educação, dando como exemplo a evasão escolar por conta da pandemia. Segundo ele, com as normas, o Brasil dispõe de instrumentos para melhorar os índices em educação escolar. “Um evento que representa muito, principalmente em um país como o nosso, tão carente na área da educação. Foi 1 ano e meio de trabalho, sob uma coordenação muito competente do Prof. Fábio prado, muitas reuniões e horas técnicas de trabalho, de especialistas em educação, para apresentar ao Brasil e ao mundo essas 3 normas internacionais ligadas a aprendizagem”.

A Reitora do Centro Universitário UDC Professora Rosicler Hauagge do Prado destacou: “Sempre buscamos pela excelência na educação. Esse é um trabalho muito importante para o país. Para UDC é uma honra fazer parte dele através do nosso Pró-reitor”.

A norma ABNT ISO se aplica a mais de 180 países para assegurar uma qualidade e uma padronização. Portanto, as normas lançadas pela ABNT/CCE -250, se aplicam internacionalmente, conforme explica Diretor de Normalização da ABNT Sr. Nelson Al Assal Filho: “A educação é a ponte para o futuro. A UDC, por exemplo é um dos elementos, deste grande país que está construindo essa ponte. Só que essa ponte precisa de parâmetros de qualidade, e as Normas Técnicas sobre Educação, são Normas Internacionais, que estamos trazendo para o Brasil, adotamos da ISO, e elas tem os critérios da qualidade aplicados no setor da educação, para a gestão da qualidade da educação, não tratam do conteúdo, mas tratam de como gerir. Como poder ter um serviço de melhor qualidade, para que essa ponte seja mais solida, para que possa passar mais gente e mais rápido em cima dessa ponte para o futuro”.

O Coordenador da ABNT/CEE-250 Pró-reitor da UDC prof. Dr. Fábio Prado falou sobre as diferenças perspectivas da Comissão, a continuidade e a satisfação do trabalho: “Complexo, a educação é espetacular. Temos muitas variáveis. A CEE-250 tem a visão do Brasil como um todo, da educação pública e privada, educação infantil, fundamental, médio e superior, então são vários planetas como digo. Tentamos juntar todas estas diferentes percepções. Lembrando que essas normas não são fixas, elas vão evoluir, continuar, vão crescendo. São normas dinâmicas. Sempre estaremos atualizando, é um processo contínuo de modernização, como o mundo exige. Ficamos muito felizes da oportunidade e confiança que nos foi dada pelo Dr. Mario Willian de participar deste processo, como voluntário. Todos ensinando e todos aprendendo”.

APRESENTAÇÕES
Durante a cerimônia, convidados e participantes da CEE-250 fizeram suas apresentações e pontuaram os principais pontos das normas.

Entre eles o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Tomás Dias Sant’Ana que falou sobre as articulações da Secretaria de com o processo de normatização.

A Supervisora de Avaliação do SENAI de São Paulo professora Rita Silveira falou sobre a educação profissional e tecnológica e o SENAI como um case de sucesso na conexão com a indústria, logo, necessitando assim ter indicadores bem claros para mensuração.

O Coordenador da CEE-250 – Comissão de Estudo Especial de Serviços de Educação e Aprendizagem, Pró-reitor da UDC Prof. Dr. Fábio Prado apresentou um resumo da atuação da CEE-250 que é aperfeiçoar sistemas escolares, adequando as normas às diferentes modalidades e cursos.

A relatora do Grupo de Trabalho da ISO 29991, professora Renata Maciel, falou dos requisitos de serviços de aprendizado de línguas que a norma trata. Segundo ela, a ideia é enfatizar a diversidade de estratégias para facilitar a assimilação de habilidades educacionais no ensino de línguas.

Já o relator do Grupo de Trabalho da ISO 29992, senhor Renato Lee contou que a norma se aplica à avaliação de resultados de serviços de aprendizagem. Ela se destina a organizações que fornecem serviços educacionais. O propósito é aperfeiçoar mecanismos de avaliação da aprendizagem.

E concluindo a relatora do Grupo de Trabalho da ISO 29993, professora Deise Cristina apresentou a norma que trata sobre serviços de aprendizagem fora da educação formal e os requisitos dela. Reflete uma sequência lógica desde a publicidade, informações fornecidas antes da aquisição do serviço, análise de necessidades, concepção, processos de análise e avaliação.

O Presidente da ABNT encerrou sua fala na abertura agradecendo: “agradeço a coordenação do Dr. Fábio Prado, em tempo recorde, foram elaboradas 3 normas. Uma satisfação muito brande, um orgulho muito grande de ser brasileiro e de ter parceiros como a UDC, como o Prof. Fábio na liderança da Professora Rosicler”.

Com informações da Assessoria

Sair da versão mobile