A Ponte Bioceânica sobre o Rio Paraguai, principal obra do Corredor Bioceânico, que dará acesso para o Brasil chegar aos portos chilenos de Iquique e Antofagasta, no oceano Pacífico, ganhou um novo impulso, conforme foi divulgado nesta terça-feira (10) pela margem paraguaia da Itaipu Binacional, responsável em bancar a estrutura.
Segundo a Binacional, já chegaram ao canteiro obras 30 vigas longitudinais pré-fabricadas que farão parte da superestrutura da futura ponte, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul).
O início da montagem dessas vigas está previsto para a segunda quinzena de outubro. Para a realização desta tarefa serão utilizadas grandes gruas, que elevarão as vigas e as colocarão na sua posição final, nos pilares dos viadutos de acesso.
De um total de 176 vigas a serem pré-fabricadas, 44 unidades já foram concluídas na fábrica localizada na cidade de Capiatá (departamento Central), pertencente à empresa Pretec. Essa empresa paraguaia é subcontratada do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte.
De lá, as vigas seguem para o canteiro de obras e chegam ao destino após uma viagem de dois dias e 700 quilômetros para posterior montagem.
O transporte de cada peça estrutural é realizado com 6 caminhões (carregando uma viga cada).
As peças são feitas de concreto protendido, com 30 metros de comprimento e peso de 30 mil quilos.
Com informações da IB/Paraguai.