Ontem (07), o Estado do Paraná, DER, Dnit e Consórcio JL/Planaterra/Iguatemi celebraram acordo, na sede da Justiça Federal do Paraná para continuidade da obra da denominada Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, que ligará a BR 277 até a cabeceira da nova Ponte da Integração sobre o Rio Paraná, que liga a cidade a Presidente Franco, no Paraguai.
A ponte já está concluída, mas ainda não foi inaugurada por falta de obras de acesso, tanto do lado paraguaio, como do lado brasileiro.
No acordo firmado ontem, destacam-se dois pontos importantes:
- A obra, que está 26% concluída, só deverá ficar pronta em novembro de 2025;
- Além das mudanças na estrutura física das aduanas das Pontes da Integração e Tancredo Neves (que liga o Brasil à Argentina), foram incluídos mais dois viadutos, um com a BR 469 (Rodovia das Cataratas) e outro na BR 277.
O valor inicial dessa perimetral era de R$ 130 milhões, que seriam bancados pela Itaipu Binacional. Ela deveria ficar pronta no ano passado, mas mexeram no projeto original, o que aumentou o investimento previsto e causou um desentendimento com a empreiteira.
Devido a isso, as obras vinham sendo executadas a passos de tartaruga. Agora, com o acordo, é esperado que o ritmo da construção seja acelerado.
A perimetral é vital para Foz do Iguaçu, principalmente por aliviar o trânsito na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, e, também, por desviar o grande fluxo de carretas que vêm da Argentina, pela Ponte Tancredo Neves, e que atualmente passam pelo centro da cidade para chegar ao Porto Seco, localizado na BR-277.
Com informações do TRF-4 e Rádio Cultura