O portal Poder 360 informa, nesta terça-feira, 04 de fevereiro, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estipulou um prazo de 15 dias para o Ministério das Minas e Energia e a ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) resolverem o problema do rombo na conta de comercialização da Itaipu Binacional, no valor de R$ 333 milhões.
Segundo o portal, o novo prazo foi dado de forma excepcional pelo relator do processo, Fernando Mosna.
No entanto, Mosna foi enfático em afirmar que, se não houver uma medida concreta apresentada no prazo de 15 dias, a Aneel terá de repassar o prejuízo aos consumidores brasileiros.
Resumo da ópera: pelos cálculos da Aneel, o impacto será de US$ 120,9 milhões para todos os consumidores brasileiros.
Lado mais fraco
Especificamente, Mosna escreveu o seguinte em sua decisão como relator do caso (cuja íntegra pode ser lida AQUI):
Considerando a relevância do tema e a necessidade de uma decisão célere, concedo, excepcionalmente, uma prorrogação de 15 dias, a contar a partir da decisão desta Diretoria, para que o MME e a ENBPar apresentem uma alternativa concreta que evite o repasse tarifário aos consumidores.
O rombo é resultado de um acordo costurado com o Paraguai em maio de 2024, de acordo com o portal Poder 360.
Portanto, preparem os bolsos, consumidores brasileiros, pois, como diz o ditado, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.