Aeroporto de Foz explica o que pode ser levado nas bagagens

Além das bagagens, todos os passageiros devem apresentar um documento oficial com foto (RG ou passaporte)

Foto: Kiko Sierich/CCR Aeroportos

A alta temporada de verão ainda não terminou e muitos viajantes devem circular pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nos próximos meses.

Contudo, passageiros de primeira viagem ou até mesmo os mais experientes costumam cometer erros ao transportar objetos proibidos ou ignorar as regras impostas pelas companhias aéreas.

As regras são as seguintes:

  1. Por contrato, a empresa aérea deve garantir o transporte gratuito de até 10 kg como bagagem de mão, podendo determinar a quantidade de volumes que compõem esse peso.
  2. Caso a bagagem atenda às regras estabelecidas, mas precise ser despachada por falta de espaço na cabine, o transporte deve ser realizado sem custo adicional.
  3. Nos voos domésticos, objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes e tesouras de unha, não podem ser transportados na bagagem de mão. Além disso, é recomendável evitar despachar itens frágeis, pois a companhia aérea pode não se responsabilizar por eventuais danos.
  4. Bens de valor, como joias ou eletrônicos, devem ser transportados na bagagem de mão. Caso seja necessário despachá-los, é possível declarar o valor dos itens no check-in mediante o preenchimento de um formulário e pagamento de uma taxa. A Nota Fiscal pode ser exigida como comprovante do valor.
  5. Por fim, é proibido despachar substâncias explosivas, inflamáveis ou tóxicas. Em caso de dúvida sobre algum item, recomenda-se consultar a empresa aérea antes do embarque.

Voos internacionais
As viagens internacionais possuem regras específicas que podem variar de acordo com cada país. Passageiros em voos domésticos partindo de áreas internacionais ou com conexões no exterior devem consultar a companhia aérea previamente para evitar contratempos.

  1. É importante confirmar os requisitos do país de destino, como validade do passaporte, visto e certificados de vacinação, para evitar problemas.
  2. Recipientes contendo gel ou pastas devem ser levados em embalagens transparentes, com capacidade máxima de um litro e dimensões de até 20 cm x 20 cm. Cada recipiente individual não pode ultrapassar 100 ml, mesmo que esteja parcialmente cheio.
  3. Medicamentos devem ser transportados na bagagem de mão e acompanhados da prescrição médica (receita), que será exigida durante a inspeção. Para evitar problemas em outros países, recomenda-se mantê-los nas embalagens originais e observar as restrições de volume.
  4. Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos em free shops devem estar embalados em sacolas seladas pelo estabelecimento, acompanhadas da Nota Fiscal emitida no dia do voo.

Documentação em mãos
Além das bagagens, todos os passageiros devem apresentar um documento oficial com foto (RG ou passaporte). Para crianças menores de 12 anos, também é aceita a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada)..

Sair da versão mobile